Famílias poderão receber capacitação gratuita para oferecer cuidados domiciliares a pessoas com necessidades especiais

18 de setembro de 2025 às 07:32

O programa, que tem como objetivo qualificar parentes e cuidadores com benefícios tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado, irá disponibilizar bolsas de estudo para familiares de baixa renda.

Cuidar de pessoas com necessidades especiais é, para muitos, um desafio que vem acompanhado de diversas dúvidas que acabam interferindo diretamente no processo do dia-a-dia em meio a questões como administração de remédios, organização do ambiente e até mesmo de saúde mental. Com o objetivo de tornar essa realidade menos desafiadora, a Academia do Cuidar, especializada em cuidados humanitários, criou um curso que abrangerá todos estes e outros desafios enfrentados pelo cuidador. A formação pretende oferecer suporte para diferentes perfis de pessoas que necessitam de cuidados domiciliares, desde crianças com necessidades específicas até adultos em recuperação de doenças ou cirurgias e os idosos, que são os casos mais comuns. Para José Francisco Figueiredo, gestor da Academia do Cuidar e especialista em cuidados humanitários, a proposta é uma oportunidade de transformação para quem precisa assumir esse papel no núcleo familiar.
“Teremos uma equipe multidisciplinar reunida, pois o curso é uma jornada de transformação para quem deseja cuidar com mais amor, técnica e propósito. Médicos vão orientar sobre imunização, higiene e compreensão de prescrições médicas; fisioterapeutas vão oferecer conhecimentos sobre fatores de risco e segurança; e psicólogos irão abordar os impactos emocionais do cuidado, como o cansaço e até situações de conflito que podem surgir no dia a dia. É um curso livre e qualquer pessoa pode se inscrever e participar da formação”, explica.
Embora não seja voltado exclusivamente para quem assiste idosos, o público acima de 60 anos é um dos grupos que mais podem se beneficiar da proposta. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 12 mil idosos morreram em decorrência de acidentes domésticos entre 2023 e 2024 no Brasil. Especialistas apontam que grande parte desses episódios poderia ter sido evitada com medidas simples, como adaptações no ambiente e orientação adequada dos cuidadores.
Segundo José Francisco, a iniciativa dialoga diretamente com o envelhecimento da população brasileira.
“Este curso é fundamental para a formação de cuidadores familiares, que são peças-chave na assistência a pessoas em situação de dependência — especialmente em um cenário onde as políticas públicas ainda são insuficientes e as famílias, em grande parte, não estão preparadas para assumir esse papel. O número de idosos que necessitam de cuidados cresce a cada dia e, diante disso, os familiares tornam-se protagonistas nesse processo, muitas vezes sem qualquer preparo técnico ou prático. O curso vem justamente para suprir essa lacuna, oferecendo conhecimentos e estratégias que vão além do cuidado em si, abrangendo também formas de lidar com a sobrecarga. Dessa maneira, buscamos promover mais qualidade de vida para ambos — cuidador e pessoa cuidada — além de contribuir para a prevenção de internações desnecessárias e para a redução da demanda nos serviços de saúde”, afirma.

Serão oferecidas vagas gratuitas para pessoas de baixa renda e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 9876-8880 ou pelo site: academiadocuidar.com.br

DATAS DO CURSO:
19, 20, 26 e 27 de setembro, das 09 à 17h.